Dionaea Muscipula - Dioneia

 

Dionaea Muscipula

ILUMINAÇÃO

A Dionaea muscipula (DM) aprecia luz solar direta, quanto mais luz solar direta ela receber, mais saudável e avermelhada a planta será. Iluminação artificial também é uma opção.

SUBSTRATO

O substrato mais comum é o musgo sphagnum puro. Também pode ser misturado com uma parte de perlita expandida e turfa. A turfa pura também é uma ótima opção.

REGA

O solo deve ser mantido constantemente úmido e até encharcado, o ano todo. Muitos cultivadores utilizam bandejas de água para manter o vaso úmido constantemente, cobrindo no máximo 30% do vaso com água. A proliferação de mosquitos da dengue pode ser evitada lavando semanalmente a bandeja, lateral e fundo do vaso com esponja e água corrente. Vasos autoirrigáveis só devem ser utilizados com água destilada (encontrada em lojas de materiais cirúrgicos), pois o acúmulo de minerais pode matar a planta. No inverno, o nível da água pode ser reduzido.

FLORAÇÃO

Um dos pontos que mais geram discussões no cultivo da DM é referente a floração. A floração das DM ocorre na primavera, quando uma haste floral (similar a da foto) começa a crescer. O problema com a floração da DM é que ela consome muita energia da planta, nesta fase o crescimento de novas armadilhas pode ser reduzido (tamanho e quantidade) e até mesmo paralizado. Devido a esse alto consumo de energia, algumas plantas podem até mesmo vir a morrer. Então, caso sua planta seja muito nova, não esteja com um crescimento vigoroso ou não queira ver o seu crescimento interrompido, a haste deve ser cortada na base assim que surgir.

ALIMENTAÇÃO

Em hipótese alguma adicione adubo ou fertilizante na sua planta, isso poderá matá-la. Caso sua planta não esteja capturando insetos naturalmente, você poderá alimentá-la com pequenos insetos ou aracnídeos. É comum a utilização de tenébrio molitor, moscas, grilos, etc. Para alimentá-la, adicione, com a ajuda de uma pinça, o alimento (com no máximo 1 ⁄ 3 do tamanho da armadilha) dentro da armadilha, toque algumas vezes nos sensores (em formato de pelos) internos. Após o acionamento dos sensores, ela fechará rapidamente. 

CUIDADOS GERAIS

Esta espécie inicia a dormência no inverno, com a chegada da dormência as novas folhas ficam bastante reduzidas em tamanho, e o crescimento pode parar por completo. Porém no início da primavera ela retoma seu crescimento e as armadilhas se tornam maiores.

Uma recomendação importante no cultivo desta planta é evitar "brincar" com ela. Isto é, evitar fechar intencionalmente as armadilhas sem alimento. Acontece que cada vez que uma armadilha fecha e reabre, muita energia da planta é exigida. Normalmente, uma armadilha reabre no máximo três vezes. Quando a folha morrer e se tornar preta, ela deve ser removida com cuidado.

Seguindo esses cuidados, sua planta se multiplicará e ficará cada vez maior

 

BuscaIntegrada
Pague com
  • Pagali
  • Pix
Selos
  • Site Seguro

Murilo - CPF: 214.984.288-27 © Todos os direitos reservados. 2025

Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade